PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CBN E IBOPE DIVULGAM RESULTADO DA PESQUISA PERGUNTE AO BRASIL.

FONTE: http://portal.comunique-se.com.br/index.php/sub-destaque-home/73476-cbn-e-ibope-divulgam-resultado-da-pesquisa-pergunte-ao-brasil

Em parceria com o Conecta, braço de pesquisa online do Ibope, a CBN recebeu mais de mil sugestões de ouvintes para perguntas a serem feitas no projeto Pergunte ao Brasil. A pesquisa, foi respondida por quatro mil internautas, abordou voto, manifestações populares, Copa do Mundo e o orgulho de ser brasileiro.
As cinco questões vencedoras foram analisadas e escolhidas por um júri, formado pela diretora do IBOPE Márcia Cavallari e pelos jornalistas da CBN Gilberto Dimenstein, Juca Kfouri, Mariza Tavares e Mílton Jung.

“Se o voto deixasse de ser obrigatório, você continuaria ou não a participar das eleições?”. O resultado da primeira pergunta mostra que o eleitor não pretende abandonar as urnas: 58% disseram que continuariam a votar; 23% continuariam, mas sem regularidade; 16% responderam que não; e 3% não souberam responder.

Em relação às manifestações populares que marcaram 2013, 67% acham que nada mudou; 23% acreditam que houve mudanças positivas; mas, para 10%, as coisas até pioraram. Entre os que avaliaram que as manifestações mudaram o país para melhor, 74% dizem que o legado mais importante foi o poder da população; 56% apontaram a consciência política; 12% citaram a qualidade dos serviços públicos; e, 7%, a eficiência da polícia. A soma supera 100% por se tratar de resposta múltipla.

Para a questão “Que causa realmente o mobiliza?”, 29% dos internautas citaram o combate à corrupção; 21% ficaram com a educação; 16% com a saúde; 8% com a segurança. Bandeiras seguidas por combate à pobreza e à carga tributária tiveram 5% do total de respostas, cada uma. Outros temas também votados foram: combate ao preconceito, meio ambiente, transporte e habitação.

Sobre a Copa do Mundo, 49% acreditam que o Mundial trará benefícios sociais e econômicos parciais ao Brasil, enquanto 35% acham que não haverá qualquer ganho com a competição. Apenas 13% disseram que certamente haverá benefícios com a Copa, ao passo que 3% não souberam responder.

A última pergunta era: “Se pudesse nascer de novo, escolheria ou não o Brasil como seu país de origem?”. A maioria, 61%, prefere renascer como brasileiro; 39%, não. Para os que prefeririam outra nacionalidade, 19% optaram pelos Estados Unidos como país de origem; 17%, pelo Canadá; e 16% pela Inglaterra. Alemanha (8%), Austrália (6%), Itália e Japão (5%), França e Espanha (4%), Portugal (3%) e China (1%) também foram citados.

0-0-000-cbnibopeA íntegra da pesquisa, com os gráficos, pose ser acessada aqui (Imagem: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário