PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

terça-feira, 28 de maio de 2013

REMOÇÕES FORÇADAS PARA COPA 2014 E OLIMPÍADAS 2016 NO BRASIL SERÃO TRATADAS NESTA TERÇA-FEIRA (28) EM SESSÃO E EVENTO PARALELO DO CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS DA ONU.

 
 

Imagem inline 1

Acontece nessa terça-feira 28 de maio, a 23ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça. Em parceria com a Conectas Direitos Humanos, a representante da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (ANCOP) Larissa Araújo fará lançamento da campanha “Copa para quem?”, que visa denunciar à comunidade internacional as violações de direitos humanos decorrentes da realização dos mega-eventos no Brasil.
Durante a sessão a ANCOP pedirá que o Conselho exija do governo brasileiro que pare imediatamente todas as remoções forçadas no Brasil; que crie, em parceria com as comunidades afetadas, um plano nacional de reparações e um protocolo que garanta os direitos humanos em caso de despejos causados por grandes eventos e projetos. Durante o evento paralelo “World Cup for Whom? Red card to the World Cup and Olympics in Brazil: Stop human rights violations arising from mega sporting events”, que acontece no dia 28 de maio, às 12 horas, na sala IX, será lançado o vídeo da campanha, “Who wins this match?" seguido de um debate.
As remoções forçadas têm sido o grande drama das famílias brasileiras desde o início das obras para a Copa do Mundo e às Olimpíadas. Estima-se que pelo menos 200 mil pessoas estejam passando por despejos relacionados aos eventos, o que corresponde a quase um em cada mil brasileiros. A ANCOP já submeteu denúncias para a Relatoria Especial e para a Revisão Periódica Universal da ONU em outras ocasiões, que serviram de base: para a Resolução13/2010 sobre megaeventos e direito à moradia; para duas cartas sobre o tema (em 2011 e 2012) da Relatoria Especial da ONU para o governo brasileiro; e geraram recomendações específicas do Conselho da ONU ao Brasil durante seu encontro em maio de 2012.
A Agência Pública de Jornalismo Investigativo (http://apublica.org) lançará uma matéria e o vídeo, legendado em português, simultaneamente a apresentação no evento, às 10h. As informações são de livre reprodução para qualquer veículo ou pessoa, desde que citada a fonte.
A Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa reúne movimentos sociais, organizações, representantes de comunidades, pesquisadores e outras entidades e pessoas críticas à forma como estão sendo feitas as transformações urbanas para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Em dezembro de 2011, o grupo lançou o dossiê Megaeventos e Violações de Direitos Humanos no Brasil, e o Sumário Executivo do Dossiê em inglês, que reúnem dados e informações sobre impactos de obras e transformações urbanas realizadas para a Copa do Mundo de 2014 e Olímpiadas de 2016.
No dia 28 de abril a ANCOP publicou uma nota de repúdio aos projetos de lei, declarações e restrições antidemocráticas apoiadas pelo governo brasileiro. Além disso, no último 18 de maio (dia de combate à exploração sexual infanto-juvenil no Brasil), foi lançada em parceria com a rede nacional de proteção aos direitos da criança e do adolescente, uma petição pública que reivindica a criação de uma campanha nacional de proteção à exploração sexual infanto juvenil na Copa de 2014 e Olímpiadas de 2016. Os Comitês Populares estão nas 12 cidades-sede da Copa: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador eSão Paulo - [http://portalpopulardacopa.org.br/].
Também tiveram importante contribuição neste lançamento as organizações DKA, Terre Des Homme, Fundação Heinrich Böll e Witness.
Mais informações: Larissa Araújo +55 61 96845609 - Argemiro Almeida +55 31 7510-5049 - Francisco Carneiro +55 85 9922-2757 - Claudia Favaro +55 51 96669274 - Roger Pires +55 85 87757081. Assessoria de comunicação: Renato Cosentino - +55 21 8267-2760

Nenhum comentário:

Postar um comentário