PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

terça-feira, 28 de maio de 2013

DESAPROPRIAÇÕES DA COPA CHEGAM A 54%.


Dos 687 imóveis que serão atingidos por obras visando o torneio de futebol, 371 estão desocupados, conforme dados da Secopa


Geraldo Tavares/DC
Imóveis na avenida Coronel Escolástico, onde o governo tem tido dificuldade de proceder à desapropriação
HELSON FRANÇA
Da Reportagem

Pouco mais da metade das desapropriações necessárias para viabilização das obras da Copa do Mundo em Cuiabá foi efetivada. Dos 687 imóveis atingidos, 371 (54%) se encontram desocupados, conforme dados da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o órgão estadual responsável pela preparação do evento na cidade.

A Secopa espera concluir o processo de desapropriação até junho.

Somente referente à construção dos corredores centrais para passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – o metrô de superfície de 22 quilômetros de extensão – 304 imóveis serão afetados.

Moradores e comerciantes que deverão ser despejados, porém, têm se queixado da forma como o processo vem sendo conduzido pela Secopa.

Muitas famílias e donos de estabelecimentos reclamam que são despejados sem que tenham sido indenizados. Ou que estão prestes a deixar os imóveis sem receber qualquer valor. Queixam-se também da dificuldade em ter acesso às indenizações.

“Recebemos a ordem de despejo já, mas ainda não nos informaram quando depositarão o valor da indenização”, relata Sueli Cunha Gomes.

Ela, que possui uma casa no bairro Guarita, região onde a avenida será duplicada, reside com o marido e garante que todas as exigências de documentação foram atendidas.

Do seu lado, a Secopa afirma que, ao todo, os depósitos feitos em juízo das indenizações dos moradores que serão atingidos somam quase R$ 100 milhões. Dessa quantia, R$ 49 milhões já teria sido paga aos expropriados.

“Nenhuma ordem de despejo foi expedida sem que o valor da indenização não tivesse sido depositado. As pessoas estão tendo dificuldade por conta de problemas na documentação das residências", afirmou Maurício Guimarães, titular da Secopa.

O secretário argumenta ainda que a pasta colocou à disposição dois defensores públicos para auxiliar os moradores no recebimento dos valores.

As ordens de despejo estão sendo expedidas por cinco juízes da vara da Fazenda Pública de Cuiabá e três de Várzea Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário