PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

MINISTRO DO ESPORTE COMENTA PREPARATIVOS PARA A COPA NO BOM DIA, MINISTRO.

Aldo Rebelo falou sobre a preparação das sedes brasileiras para a Copa das Confederações e o Mundial de 2014.
Foto: Antonio Cruz/ABr
Foto: Antonio Cruz/ABr#
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, foi o entrevistado desta quinta-feira (20.12) no programa Bom Dia, Ministro, da EBC. Na conversa com radialistas de todo o país, o ministro comentou a preparação brasileira para a Copa do Mundo da FIFA 2014, explicou o andamento das obras nos estádios e comentou detalhes da venda de ingressos.
 
Alguns trechos das respostas de Aldo Rebelo

Desafios e preocupações na organização da Copa
Na vida, os problemas só cessam quando a vida cessa junto. Enquanto há vida, há problemas, há desafios, há coisas importantes para serem resolvidas. A vida das pessoas é assim, imagine a vida dos países, das nações, dos que querem realizar coisas grandes, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Nós temos problemas, teremos e eles fazem parte de nossos desafios.

O governo federal organiza a Copa com os proprietários do torneio, a FIFA, os patrocinadores. Quisemos fazer a Copa em 12 estados, em 12 capitais. Enfrentamos a discussão dos que eram contra, por exemplo, à realização da Copa em Manaus. Aos que me perguntavam eu dizia: "Difícil não é fazer a Copa em Manaus, difícil foi construir uma metrópole tão próspera e tão bela em pleno coração da selva, na embocadura do Rio Negro. E Manaus já fez coisas tão bonitas, como o Teatro Amazonas, um dos dez mais bonitos do mundo. Assim, acho que vamos fazer uma ótima Copa em Manaus e no Brasil, enfrentando, naturalmente, os desafios de organização, entregando os estádios, cuidando da mobilidade urbana, cuidando da segurança pública, do setor hoteleiro, das telecomunicações.

Tudo isso estamos fazendo com muita aplicação, com muita determinação. E quando há diferenças entre nós e a FIFA, enfrentamos as diferenças defendendo o interesse público, defendendo o interesse nacional, respeitando também os interesses privados envolvidos, mas desde que eles não violem o interesse público e o interesse do Brasil.

Mobilidade urbana em Recife
Nós vemos a questão da mobilidade urbana como um desafio e com otimismo. A Copa do Mundo será realizada numa cidade querida e vizinha de Recife, São Lourenço da Mata. Recife já acolhe eventos maiores do que será a Copa. O Galo da Madrugada e a sua marcha pelas ruas do Recife naturalmente já reúne muito mais gente do que qualquer evento esportivo e do que reunirá a Copa do Mundo.

Eu sei que na terra do frevo já temos eventos de presença popular muito maior do que a Copa. Nós vamos nos preocupar com a mobilidade, com o transporte, sabemos que isso é um desafio em Recife, mas o governador Eduardo Campos, o prefeito que acaba de ser eleito, o governo federal, todos nós enfrentaremos o desafio. Recife está preparada, mas vai se aperfeiçoar para acolher com sucesso a Copa de 2014 no seu belo estádio, que será a Cidade da Copa, com estádio, universidade, centro de convenções, conjunto habitacional em 200 hectares, com área verde, sustentabilidade e uma bela arena que será entregue para a Copa das Confederações.

Mobilidade Urbana em Porto Alegre
A bela Arena do Grêmio foi inaugurada. É moderna, bonita, mas as obras de acesso ao estádio ainda estão incompletas. A observação do ministro Paulo Passos - e já estive conversando com o governador Tarso Genro e o prefeito Fortunati - é que essas obras devem ser realizadas. O Grêmio andou rápido, entregou sua arena e o poder público ainda vai completar a obra de engenharia que vai integrar o estádio com o sistema rodoviário da cidade. Acho que, quando ficar pronto, os problemas cessarão ou serão reduzidos.

Já a ampliação do metrô de Porto Alegre e a ampliação das obras de mobilidade urbana integram o compromisso do governo federal, da prefeitura, do governo do estado, e trabalhamos em cooperação para que as obras possíveis de serem entregues até 2014 sejam entregues. Porto Alegre já realizou recentemente algumas edições do Fórum Social Mundial, com grande presença de turistas e autoridades. Com as obras em curso, teremos a condição de receber a Copa pela segunda vez. É bom lembrar que Porto Alegre acolheu a primeira, no Estádio dos Eucaliptos. E acho que vamos ter condições de enfrentar os desafios de tráfego e mobilidade para realizar a Copa com sucesso.

Estádio Nacional de Brasília
Deixe eu dar o exemplo do Estádio de Wembley, em Londres, onde ocorre no máximo oito jogos por ano. O estádio vive de espetáculos, eventos, casamentos, tem museus, restaurantes, bares. E Brasília tem a felicidade de ter o estádio de forma muito central e acessível. Acho que o Estádio Nacional não será apenas um palco de jogos locais e nacionais, mas de grandes espetáculos. Será uma referência também para restaurantes, bares, visitas. Isso ajudará a transformar o estádio em uma importante opção de lazer e de cultura da população de Brasília e do entorno. Acho que só isso já justifica que a capital do país tenha um estádio compatível com a modernidade e ousadia de Brasília.

Entrega do Castelão, em Fortaleza, em 16.12
Eu fiz várias visitas ao Castelão desde o início da construção. Parece inacreditável que nós tenhamos um estádio tão belo, tão bem construído, tão moderno, e o primeiro entregue no Brasil. É preciso destacar que todos ficaram sabendo que tinham de construir seus estádios ao mesmo tempo. Então eu acho que o governador Cid Gomes, a empresa de engenharia, os operários, os engenheiros, todos estão de parabéns.

Eu vi que a presidenta Dilma ficou muito orgulhosa do que viu, da grande presença de público, do show do nosso querido Fagner. Eu acho que nós só temos elogios e reconhecimento à capacidade do Ceará e de Fortaleza na entrega desse grande, moderno e belo estádio.

Rodada dupla Ceará x Bahia e Fortaleza x Sport para inaugurar o Castelão
Foi uma decisão local. Acho que é um jogo da Copa Nordeste, antigo Nordestão, uma tradição que foi retomada. É uma decisão do próprio local. Acho que é uma homenagem ao futebol nordestino. Eu sou torcedor de um tempo em que as torcidas iam para os estádios respeitando umas as outras. Hoje estamos chegando à conclusão de que, em vez de banir o torcedor violento, queremos banir as torcidas dos estádios. Eu acho lamentável.

Os estádios sempre foram palco não apenas de grandes jogos, mas também do encontro das torcidas. É bonito ver um jogo entre Palmeiras x Corinthians, São Paulo x Santos, Flamengo x Vasco, com o estádio com a presença das duas torcidas. Essa é a tradição do futebol brasileiro. Acho que as autoridades têm de tomar as providências para coibir a violência. Banir dos estádios não os torcedores em geral, mas aqueles que vão para os estádios expressar seu ódio, sua intolerância, seu ressentimento, e tudo aquilo que é a negação do esporte.

Acho muito bonito o encontro das torcidas. Esses dois clubes do Ceará, mais o Bahia e o Sport, acho muito bonito. Desde que haja um grande esquema de segurança e os violentos e patrocinadores do vandalismo sejam afastados dos estádios.

Investimentos na região Norte e em cidades que não são sede
Nós teremos em 2014 uma Copa verdadeiramente nacional, em todo o Brasil. Nenhuma região foi excluída. Mesmo ouvindo as críticas e os reparos daqueles que acham que não deveríamos ter Copa na Amazônia, o governo defende que a Copa na Amazônia é uma necessidade para que tenha verdadeiramente um caráter nacional. Queremos que a Copa na Amazônia seja exemplar.

E queremos que o estado do Acre também seja beneficiado, não só pela Copa, mas também pelas Olimpíadas. Conversei com o governador Tião Viana recentemente. Teremos um plano para a Copa e as Olimpíadas no Acre. Há uma preparação do Acre também para receber o legado e os benefícios desses dois grandes eventos. Vamos cuidar de tudo. Transporte aéreo, naturalmente, é um desafio, mas nós temos tradição em transporte aéreo para a Amazônia. Estamos cuidando da ampliação da capacidade desses aeroportos.

No caso da segurança também. Há um plano do Ministério da Justiça, do Ministério da Defesa, das secretarias de Segurança, polícias civil e militar, Força Nacional, Polícia Federal, todos integrados no objetivo de oferecer à população, ao torcedor, às delegações, às autoridades, toda a segurança na Copa de 2014. E achamos que, como fomos bem sucedidos em episódios recentes no Brasil, como a Rio+20, que realizamos com sucesso, garantiremos a segurança na Copa e nas Olimpíadas.

Arena Pantanal e obras de mobilidade urbana em Cuiabá
Eu visitei a obra de interligação do aeroporto com a cidade, visitei a ponte que está sendo construída em várias fases: desde o início, quando estava sendo projetada, até recentemente, quando as duas cabeças estavam prontas para completar a interligação, que é uma obra importante, entre o aeroporto e o centro de Cuiabá, em direção inclusive à Arena Pantanal.

Ontem, falei com o governador Silval Barbosa, sobre os recursos para o VLT, e nós temos uma posição otimista. Estamos fazendo o nosso esforço por Brasília. O governador Silval está fazendo seu esforço. As obras da arena seguem de acordo com o cronograma. Elas não são para a Copa das Confederações, são para a Copa do Mundo. As obras de mobilidade urbana também foram iniciadas. Houve uma mudança de projeto. Creio que serão entregues para a Copa do Mundo, mas com certeza serão entregues à população de Mato Grosso, de Cuiabá e de Várzea Grande. A FIFA, inclusive, gostou muito da viagem recente que fez à região. Perguntei ao secretário-geral (Jérôme Valcke) qual a impressão dele sobre o projeto de Cuiabá, e ele me respondeu que é muito bonito, integrado e com um belo legado para a população de Mato Grosso.

Finalização do Mineirão, em Belo Horizonte
O Mineirão é um estádio de grande tradição. Nesta sexta (21.12), inclusive, vamos promover uma homenagem aos atletas do Uruguai e da Seleção Brasileira que fizeram um dos jogos de inauguração do estádio, em 7 de setembro de 1965. Destaco que, nesse jogo, a Seleção Brasileira foi representada pelo Palmeiras, e que pela primeira e única vez um técnico estrangeiro, o argentino Filpo Nuñes, dirigiu a Seleção Brasileira.

Minas recebe agora um Mineirão renovado, como arena multiuso, mas que permanece com a velha estrutura arquitetônica, que é um patrimônio de Minas e do Brasil. E acho que Minas, que já realizou a Copa de 1950, realizará de novo uma Copa do Mundo exemplar. Minas reinaugura o Mineirão no dia 21 com presença da presidenta Dilma Rousseff e acho que os mineiros estão orgulhosos da rapidez com que o estádio foi entregue para a Copa do Mundo.

Ingresso para pessoas carentes
A FIFA ofereceu 50 mil ingressos gratuitos para integrantes de populações indígenas e beneficiários do Bolsa Família. Isso além dos ingressos da Categoria 4, que são os mais baratos e permitem a meia entrada para estudantes e idosos. Essa categoria tem preços inclusive abaixo do valor das entradas cobradas em estádios brasileiros.

Mas é importante que saibamos que a Copa é um evento que reúne 32 seleções. Assim, além dos torcedores brasileiros, há torcedores de outros 31 países, que também querem ter ingressos para a Copa, além de torcedores cujas seleções não vão ser qualificadas mas, por gostarem de futebol, vão querer ter acesso aos ingressos, o que torna a disputa muito acirrada.

Arena Corinthians, em Itaquera
Já visitei várias vezes e as obras estão sob cuidado de uma empresa que tem grande experiência nacional e internacional em obras, inclusive mais complexas. As obras caminham de acordo com o cronograma previsto. A nossa ideia é que o estádio do Corinthians seja entregue até, no máximo, dezembro de 2013. É a nossa expectativa.

Além disso, São Paulo terá também duas grandes arenas multiuso. A do Palmeiras, que está sendo construída com entrega para 2013. E a arena do São Paulo. O Morumbi passará por uma grande reformulação. Vai ser todo coberto. Terá ao lado um Centro de Convenções, um hotel. Acho que o Corinthians, o São Paulo e o Palmeiras, os três grandes da capital, terão arenas capazes de acolher não apenas os grandes eventos esportivos, mas de tornar essas arenas referência para eventos nacionais e internacionais não esportivos.

Supostos atraso em obras de infraestrutura em Curitiba
Bem, isso é uma opinião do Ministério Público. Eu respeito, mas não me pauto pelas opiniões do Ministério Público. Eu me pauto por aquilo que o Ministério do Esporte e os órgãos de controle, como CGU e TCU, acompanham. Não tenho conhecimento dessa informação do Ministério Público. O que posso dizer é que Curitiba já realizou uma Copa do Mundo. Portanto, Curitiba não está entre as cidades que fazem a Copa pela primeira vez. Curitiba vai fazer a Copa em 2014 muito bem.

A Arena da Baixada, o estádio do Atlético Paranaense, é um complexo exemplar. É uma referência para o mundo em sustentabilidade. Vai ter energia solar gratuita para o estádio. A Copel, empresa pública de eletricidade, vai receber o excedente e comercializar em sua rede. É uma grande vantagem para o Atlético e para a Copel e Curitiba já é uma cidade exemplar para o Brasil em mobilidade urbana. Já é uma referência para o mundo. Prefeitos de todo o mundo têm Curitiba como referência. Portanto nós temos toda a confiança no governo do estado, no governador Beto Richa, no atual prefeito, com quem trabalhamos, no futuro prefeito. Nós teremos Curitiba à altura da Copa que o Brasil e o mundo esperam. Nossa referência é a Copa de 2014. As obras serão entregues dentro do prazo.

Recursos do BNDES para os estádios
Os recursos do BNDES são empréstimos concedidos com todas as garantias do mercado. O BNDES não emprestou dinheiro a nenhum clube. O BNDES emprestou mediante garantias, àqueles que tinham garantias a oferecer. E não foram os clubes. O do Corinthians não é o Corinthians, é a construtora. O do Internacional não é ao Internacional. São feitos às empresas, aos consórcios que constroem os estádios.

No caso de Curitiba, o Atlético credenciou-se para construir o estádio, o Coritiba também é um clube de grande tradição, que visitei duas vezes. Há projetos de ampliação, de novo centro de treinamento. A Copa vai beneficiar os dois clubes do Paraná. Vai credenciá-los para cumprir um papel ainda maior no futebol brasileiro. Compreendo as rivalidades, são naturais em todos os estados, mas acho que os dois clubes serão beneficiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário