PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

JOSEPH BLATTER, CHEFÃO DA FIFA: "A REALIDADE DO FULTEBOL ESTÁ NA EUROPA".

"Em quase 38 anos na Fifa, sempre tivemos problemas de organização, mas todos foram resolvidos", disse Blatter.
 Alexandre Salvador

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, em entrevista coletiva na sede da entidade, em Zurique (Suíça)
Valcke e Blatter: desta vez a dupla evitou criticar os preparativos para a Copa no Brasil (Fabrice Coffrini/AFP)
        
Minutos antes do anúncio dos finalistas do prêmio Bola de Ouro, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, recebeu a imprensa em um hotel na Zona Norte de São Paulo. Na conversa, o dirigente deixou evidente que dificilmente Neymar ficará com a taça de melhor jogador do mundo em 2012. Para Blatter, o atacante brasileiro desperdiçou sua chance. "Neymar é um excelente jogador, teve uma excelente oportunidade nos Jogos Olímpicos de Londres. Mas a realidade é que o futebol está na Europa, e a Copa do Mundo é jogada apenas de quatro em quatro anos. Infelizmente, o poder econômico exerce uma influência muito grande no futebol e isso não é possível mudar."

Blatter também comentou a antecipação do anúncio do novo técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, para antes do sorteio das chaves da Copa das Confederações de 2013, no sábado, em São Paulo. "A decisão da CBF está de acordo com nossas expectativas. Se a decisão da CBF foi de trocar o técnico isso tinha de ser feito logo. Não poderia haver um lugar vago, o Brasil simplesmente não podia ficar sem técnico."

Blatter estava acompanhado do secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, que assegurou não ter preocupações quanto à entrega dos estádios para o Mundial de 2014. "O único que precisa acelerar o ritmo é o de Manaus", disse Valcke. Sobre o poder de organização do Brasil, Blatter preferiu não entrar em polêmicas: "A Copa das Confederações será um ensaio de toda a parte logística do Mundial. Estou seguro de que tudo correrá bem. Em quase 38 anos na Fifa, sempre tivemos problemas de organização, mas todos foram resolvidos."

O presidente da Fifa também respondeu perguntas sobre as mudanças promovidas dentro da entidade para coibir novos casos de corrupção, como o pagamento de propina a dirigentes. "A comunidade do futebol tem mais de 3 milhões de pessoas. Fora do campo de jogo, infelizmente, não há limites, por isso é preciso criar obstáculos. Para tentar evitar que problemas aconteçam no futuro, nós promovemos mudanças importantes no último ano, criando um comitê de ética e aumentando a transparência da entidade."

E sobre a realização de um novo Mundialito – como o de 1981, em comemoração aos 50 anos da primeira edição da Copa do Mundo - Blatter disse que existe um problema de calendário, mas existe uma alternativa para a celebração do centenário do Mundial, em 2030. "Recebemos documentos oficiais de Argentina e Uruguai sobre a intenção de receberem a Copa do Mundo em 2030."

Nenhum comentário:

Postar um comentário