PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

EMBRATUR DÁ TREINAMENTO PARA PORTA-VOZES DA COPA DE 2014.

FONTE: http://aquarela2020.wordpress.com/2012/11/26/embratur-da-treinamento-para-porta-vozes-da-copa/
 
Milhares de jornalistas de todo o mundo estão olhando o Brasil com lupa desde que o país foi escolhido como a sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Os profissionais da mídia internacional querem saber sobre os mais diversos assuntos, como o andamento das obras nas arenas esportivas; o treinamento dos taxistas para atender os turistas estrangeiros; a capacidade hoteleira dos estados e a preparação individual de cada uma das cidades-sede para receber os jogos.
 
Para atender às demandas dos jornalistas estrangeiros, as autoridades governamentais ligadas diretamente à Copa devem ter informações unificadas sobre o evento em todo o território nacional e não se limitar aos acontecimentos de seu estado. Pensando nisso, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realizou, na última semana, a segunda etapa do treinamento para porta-vozes de seis cidades-sede.
Kátia Bitencourt, assessora da Presidência da Embratur, faz palestra inicial sobre política promocional do Brasil no exterior
 
“A unicidade na comunicação e nas mensagens que o Brasil quer passar ao mundo durante a Copa é fundamental para o sucesso do evento”, diz o presidente da Embratur, Flávio Dino. Secretários estaduais e municipais de turismo e secretários especiais da Copa de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, Pernambuco e Ceará assistiram a palestras de jornalistas e especialistas em turismo e realizaram simulações práticas de entrevistas para televisão, jornal impresso, mídia on line, rádio e mídia especializada. Cada dia de treinamento foi aberto com uma palestra sobre a importância dos porta-vozes de governo prestarem esclarecimento à imprensa. No primeiro dia, falou Jorge Duarte, que atuou por 9 anos na Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República (PR), e é organizador dos livros “Comunicação Pública” e “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia”. No segundo dia, palestrou Armando Medeiros, que também atuou pela Secom/PR e é professor de pós-graduação em gestão da comunicação pela Universidade Católica de Brasília. Nos treinamentos de TV, atuou o repórter Heraldo Pereira, da TV Globo, e, para rádio, a jornalista Helenise Brant, ex-CBN e ex-EBC.
Parte do media trainning promovido pela Embratur para porta-vozes da Copa
 
Os participantes foram unânimes em reconhecer a importância do treinamento. “Estamos acostumados a falar apenas de nossa cidade, no máximo, de nosso estado. Ter um treinamento que nos mostre a importância de estarmos informados sobre o evento em todo o país e como lidar com as perguntas mais delicadas é fundamental”, afirmou a gerente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Adriane Vortolin.
 
“As dicas que recebemos para o tratamento com a mídia, a aproximação com colegas de outros estados, a troca de informações, e principalmente, as simulações de entrevistas onde podemos perceber e corrigir nossos vícios de linguagem são muito importantes para aproveitarmos bem a visibilidade que a Copa vai trazer para o nosso país”, ressaltou o presidente da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco), André Corrêia.
Jornalista Luciana Waclwovsky, no media trainning promovido pela Embratur
 
A primeira edição do treinamento para porta-vozes aconteceu em junho e contemplou os estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Amazonas e Distrito Federal. Os porta-vozes já podem testar o que aprenderam nas próximas edições do Goal To Brasil, projeto da Embratur que promove o país, as cidades-sedes da Copa e os demais destinos turísticos no mercado internacional. Ao todo, serão 14 países visitados pelo Goal to Brasil e a cada edição, uma das cidades-sede da Copa é a anfitriã do evento. Em 2013, a primeira edição acontece já no mês de janeiro em Madri. Depois, o Goal to Brasil vai para Milão, Berlim, Londres, Lima, Montevidéu, Cidade do México e Nova Iorque. As cidades anfitriãs serão Fortaleza, Natal, Recife, Curitiba, Cuiabá, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário