PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

DEPUTADOS FEDERAIS E TÉCNICOS DO TCU VIVITAM OBRAS DO CASTELÃO, EM FORTALEZA.

A comitiva integra a Subcomissão Permanente para Acompanhamento, Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos Federais destinados à Copa. Até o fim de semana serão visitadas as obras em Natal, Recife e Belo Horizonte.
Deputados federais e técnicos do Tribunal de Contas da União fizeram, na terça-feira (27.11) uma visita guiada às obras do Castelão. O estádio de Fortaleza tem previsão de entrega em 16 de dezembro e receberá três jogos da Copa das Confederações e seis do Mundial de 2014.
 
A comitiva integra a Subcomissão Permanente para Acompanhamento, Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos Federais destinados à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ e às Olimpíadas de 2016.

Eles conferiram uma apresentação do projeto de reforma e ampliação do Castelão feita pelo secretário de Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa. Foram destaques as interferências feitas no projeto para aproximar os torcedores do campo de futebol como o rebaixamento do campo em quatro metros e a redução da distância que separa o torcedor do gramado de 40 para apenas 10 metros.

As ações de sustentabilidade, como o reaproveitamento do cimento da demolição de parte da estrutura para uso na própria obra e ações sociais como o emprego de egressos do sistema penitenciário e o número de mulheres.

Após a apresentação, a comitiva pôde acompanhar os trabalhos direto do canteiro de obras. Os visitantes foram guiados pelo anel inferior, onde estão instaladas as cadeiras da Arena Castelão. Em seguida, puderam ver a preparação do gramado, além de conhecer espaços como vestiários, zona mista e camarotes.

“Ficamos muito surpresos com o que vimos da obra. Nós já visitamos outros estádios. Vimos que aqui não é apenas uma arena esportiva, mas uma arena de eventos", afirmou o deputado federal Marcelo Matos, um dos integrantes da subcomissão.

A visita técnica faz parte do roteiro de trabalho da Subcomissão às cidades-sede, que também inclui idas a outras capitais, como Natal (28), Recife (29) e Belo Horizonte (30).

Arena Castelão
As obras de reforma, ampliação e modernização do Castelão seguem com mais de 96% do projeto concluído. A inauguração será em 16 de dezembro, com previsão de presença da presidenta da República, Dilma Rousseff. Ao todo, o projeto envolve R$ 518,6 milhões em recursos, que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 55 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário