PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ARENA DO CORINTHIANS RECEBE FIFA, COL E GOVERNO E DEVE FECHAR NOVEMBRO COM 58% DOS TRABALHOS CONCLUÍDOS.

Passagem por São Paulo marcou o fim do tour pelos estádios em 2012.
Foto: Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME/Novembro de 2012
Foto: Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME/Novembro de 2012#

A Arena Corinthians terminará o mês de novembro com 58% das obras concluídas, segundo projeção da construtora responsável pelo projeto. A previsão foi apresentada ao secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, que visitou o estádio em Itaquera, São Paulo, nesta quarta-feira (28.11), na última parada da série de visitas da FIFA e do COL às arenas em 2012. O dirigente reafirmou o compromisso, anunciado na passagem pela arena de Fortaleza, no início do ano, de entregar entradas dos jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014 aos operários que participaram da construção do estádio.
"Todos vão receber dois ingressos para um jogo. Vocês sabem que merecem”, disse Valcke, durante coletiva de imprensa no local. Também estiveram presentes o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, os membros do conselho de administração do COL Bebeto e Ronaldo e o presidente da CBF, José Maria Marin, que anunciará o novo técnico da Seleção nesta quinta-feira (29.11).
 
A comitiva chegou ao estádio por volta das 10h e se reuniu em uma sala reservada para assistir à apresentação sobre o andamento dos preparativos da cidade. Após o encontro, os dirigentes desceram ao local onde será o futuro campo de jogo. Com área de jogo marcada com cal e traves de futebol society instalada, Ronaldo não resistiu e se posicionou no gol. Depois de ser vazado pelo ministro Aldo Rebelo, comentou com Bebeto: “Eles vão todos tortos para a bola, nem dá pra saber onde vão chutar”, brincou. Depois foi a vez do Fênomeno converter suas cobranças.
Impressão
Jérôme Valcke, que visitou a Arena do Corinthians pela primeira vez, afirmou que ficou impressionado com o projeto do estádio e comentou a agilidade que experimentou no acesso ao local. A comitiva foi em um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos da Estação da Luz, na área central da cidade, até a estação Corinthians-Itaquera, no extremo leste. “É um projeto espantoso e estará entregue em dezembro de 2013. Vimos os projetos de mobilidade urbana na cidade e chegamos aqui em apenas 19 minutos. Há trens a cada dois minutos na estação. É disso que precisamos para o jogo de abertura e para os outros jogos”, disse.

O prefeito Gilberto Kassab destacou o legado que o estádio representará para a cidade e, em especial, para a região de Itaquera. “A arena será o palco da festa de abertura, mas também representa um legado para a cidade, pois os investimentos e obras aqui serão grandes”. Opinião reforçada pelo ministro Aldo Rebelo: “Eu já visitei algumas vezes essa obra e é com enorme satisfação que comprovo o andamento dos trabalhos no estádio, mas também, as obras sociais na região de Itaquera. O estádio será um palco digno para a festa de abertura e um legado para o futebol de São Paulo”.
  
Sandra Vianna/Portal da Copa
Sandra Vianna/Portal da Copa#Ronaldo posa de goleiro na Arena Corinthians
Ronaldo posa de goleiro na Arena Corinthians

Rivalidade
Ronaldo ressaltou sua identificação com o clube e se mostrou emocionado ao falar da arena. “Esse é o último estádio que estamos visitando e para mim é o mais especial, porque o Corinthians foi a minha casa nos últimos anos de carreira”. O maior artilheiro das Copas também respondeu às provocações do palmeirense Aldo Rebelo e do são paulino Gilberto Kassab. “Aqui não entrará vermelho nem verde. Ministro, se você não percebeu, esse gol é menor, então não vai entrar gol do Palmeiras”, brincou, após Rebelo ter dito que as traves em que eles estavam batendo pênaltis estariam destinadas aos gols do Palmeiras.
Foto: Glauber Queiroz/ME/Portal da Copa
Foto: Glauber Queiroz/ME/Portal da Copa#

Obras
Atualmente, cinco módulos de sustentação da futura cobertura do estádio estão instalados e a previsão é de que o sexto seja montado nesta semana. A estrutura do prédio leste está finalizada e a do lado oeste está com 98% de conclusão. Também estão em andamento as intervenções de alvenaria e acabamento, além da instalação dos sistemas elétrico, hidráulico e de ar condicionado. As rampas de acesso entre a avenida Radial Leste e o estádio estão sendo construídas.

A entrega das obras da arena está marcada para dezembro de 2013. O estádio receberá, além da abertura da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 no dia 12 de junho, outras cinco partidas do Mundial. Nesta terça-feira (27.11), o governo de São Paulo anunciou uma parceria com a Ambev para a instalação das arquibancadas provisórias na arena. A estrutura, de 20 mil lugares temporários, custará R$ 35 milhões e será necessária para o local receber a partida de abertura da Copa. Planejado para comportar 47 mil espectadores, o estádio terá de subir sua capacidade de público para 60 mil lugares, descontando os lugares para a imprensa e convidados, conforme requisitos da FIFA.

Visitas
O ciclo de vistorias da comitiva teve início na segunda-feira, com a passagem pelo Maracanã, prosseguiu por Curitiba nesta terça-feira (27.11), com vistoria nas obras da Arena da Baixada e terminou nesta quarta-feira (28.11), em São Paulo. Da Arena Corinthians, a delegação seguiu para a reunião de diretoria do COL, no Centro de Convenções do Anhembi. Após o encontro, haverá entrevista coletiva, marcada para as 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário