PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

FALHAS MARCARAM PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS DA COPA DE 2010, DIZ BRASILEIRA.

FONTE: http://www.portal2014.org.br/noticias/10588/FALHAS+MARCARAM+PROGRAMA+DE+VOLUNTARIOS+DA+COPA+2010+DIZ+BRASILEIRA.html

Lilian Oliveira, voluntária na competição, conta como era o dia a dia de trabalho na África do Sul.

Voluntário orienta turista durante o período da Copa 2010 (crédito: Marcello Casal Jr/ABr)
 
O programa de voluntários da Copa 2010 apresentou falhas antes, durante e depois do torneio. A constatação é da arquiteta Lilian Oliveira, que fez parte do grupo de 18 mil voluntários em solo sul-africano. Para ela, que também trabalhou nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, a organização da Fifa precisa melhorar.

O primeiro problema ocorreu devido ao curto período do processo de seleção, de apenas 11 meses. O fato acabou dificultando a viagem dos brasileiros selecionados. "Quando recebi a informação de que fui escolhida, os hotéis na África do Sul já estavam lotados. E havia poucos voos para lá", disse Lilian.

Segundo a arquiteta, a lista de voluntários foi divulgada em março de 2010, a apenas três meses da Copa. Antes, em janeiro do mesmo ano, Lilian fez uma entrevista no consulado sul-africano, em São Paulo. Selecionada, a voluntária fez um treinamento online de alguma horas. Para o Pan do Rio, Lilian realizou um procedimento semelhante. "O processo da Copa te dá mais noções sobre história, mas não há muito treinamento para o trabalho em si", disse.

Dia a dia
A arquiteta lista pelo menos 13 funções desempenhadas pelos voluntários: credenciamento, serviço ao espectador, mídia (em campo, na zona mista ou no centro de mídia), protocolo, venda de tickets, logística, suporte de idiomas, marketing, serviços médicos e de fisioterapia, transporte, hospitalidade, atendimento a voluntários e recepção em aeroportos e hotéis. Lilian escolheu, ainda no cadastro da Fifa, o setor de logística.

"Fiquei numa área inapropriada para mim. Era preciso ter muito domínio da cidade Johanesburgo e eu não tinha conhecimento e não tive treinamento para isso", afirmou Lilian. Dessa forma, a voluntária também desempenhou funções no suporte linguístico. De acordo com a arquiteta, os dias eram tranquilos para os voluntários dessas áreas. As pessoas responsáveis pelo atendimento dos jornalista tinham mais trabalho, pois as atividades eram diárias e durante todo o dia.
Apoio à mídia em três setores: no campo, na zona mista ou no IBC (crédito: Marcello Casal Jr/ABr)
 
Lilian, que ficou em Johanesburgo, também apontou muita desorganização durante os 30 dias da Copa. "Foi muito bagunçado, cada dia era uma regra. Nada funcionava direito", afirmou.
A principal queixa foi em relação à alimentação. Nos primeiros dias, de acordo com ela, a comida era muito ruim. Após as reclamações dos voluntários, a Fifa passou a disponibilizar vales para lanchonetes de fast food da cidade.

O transporte para o trabalho também é de responsabilidade da entidade. A estadia e a viagem de ida e volta fica a cargo do voluntário. Na África do Sul, porém, a Fifa pagou R$ 24,40 ou 100 rands --moeda sul-africana -- por dia. Ao término do trabalho voluntário, Lilian também ganhou uma mochila, o mascote oficial da Copa e pins oficiais, além de um certificado.

No total, a arquiteta ficou 50 dias em território sul-africano. A ida deu-se 10 dias antes da abertura e o retorno ao Brasil ocorreu somente 20 dias após a final do torneio. O fato foi motivado pelo baixo número de voos aos países de origem dos voluntários.

Processo de seleção
Na África do Sul, a Fifa separou os processos de seleção. A Copa 2010 teve, assim, um programa específico de voluntários, cuja escolha ocorreu em menos de 11 meses, desde julho de 2009. Em 42 dias, 68 mil pessoas de 170 países fizeram o cadastro no site da Fifa. No Brasil, o prazo inicial para o cadastro será de apenas 15 dias.

O processo de escolha dos voluntários da Fifa na Copa das Confederações 2013 e na Copa 2014, iniciado nesta semana, apresentou outras mudanças em relação às competições anteriores. As inscrições para os torneios organizados pelo Brasil, por exemplo, foram iniciadas com mais antecedência. A Fifa, agora, terá 22 meses para escolher 15 mil voluntários para o Mundial. Para a Copa das Confederações, serão sete mil pessoas selecionadas num período de 10 meses.

Alemanha
Copa das Confederações 2005: dois mil voluntários.
Copa do Mundo 2006: 15 mil voluntários.
Total de inscrições: 48.167.
Início do processo de seleção: outubro de 2004.

África do Sul
Copa das Confederações 2009: quatro mil voluntários.
Copa do Mundo 2010: 18 mil voluntários.
Total de inscrições: 67.999 pessoas.
Início do processo de seleção para o Mundial: julho de 2009.

Brasil
Copa das Confederações 2013: sete mil voluntários.
Copa do Mundo 2014: 15 mil voluntários.
Total de inscrições: 100.000 (estimativa).
Início do processo de seleção: agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário