PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ARENA DA AMAZÔNIA E AEROPORTO SÃO PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DA FIFA.

FONTE: http://www.portalamazonia.com.br/editoria/atualidades/principal-preocupacao-da-fifa-e-com-a-arena-da-amazonia-e-aeroporto/

Em entrevista ao portalamazonia.com, Miguel Capobiango afirmou que a liberação da verba para a arena sai até a próxima semana.

 Adriano Rodrigues - jornalismo@portalamazonia.com
Miguel Capubiango conversa com o portalamazônia.com sobre os desafios da Copa2014
Miguel Capubiango conversa com o portalamazônia.com sobre os desafios da Copa2014
 
MANAUS – Ampliação do aeroporto e construção da Arena da Amazônia são as principais preocupações da Federação Internacional de Futebol (Fifa) em relação à preparação de Manaus para a Copa de 2014. Quem revela isso é o coordenador da UGP Copa 2014 Miguel Capobiango. A tensão se explica porque “basicamente todo acesso a cidade será por meio de transporte aéreo”.
 
Como o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes é a porta de entrada da cidade para muitos turistas e visitantes, é necessário que o aeroporto esteja preparado para receber essas pessoas. Questionado sobre o preparo da cidade quanto à logística, Capobiango garantiu que “felizmente as obras estão avançando com andamento preciso e em cumprimento com o cronograma”. A previsão é que o terminal de passageiros esteja operando em sua totalidade até final de 2013.
 
 
Em relação à Arena da Amazônia, diversas ações são projetadas para garantir a segurança dos passageiros e impedir que ocorram congestionamentos e engarrafamentos de veículos no local. Segundo recomendação da FIFA o perímetro de um quilômetro no torno da arena deve ser livre para o trânsito de pedestres.
 
Ele também contou que os empecilhos envolvendo o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Governo do Estado, relacionados ao repassse de verba, foram solucionados. Capobiango acredita que o Banco Nacional Desevolvimento Econômico e Social (BNDES) libera o restante da verba até a próxima semana. Com o financiamento em mãos, as obras da Arena Amazônia devem ter o ritmo acelerado.
 
Aeroporto
Iniciadas em outubro do ano passado, as obras no Aeroporto Internacional de Manaus incluem um novo estacionamento, novas áreas de embarque e desembarque para vôos internacionais, além de um terminal de passageiros maior e mais moderno. O projeto, orçado em R$ 344 milhões, prevê a disposição do embarque e desembarque em pisos diferentes, elevação do número de vagas no estacionamento. Além disso, haverá o acréscimo de duas pontes de embarque, passando das atuais seis para oito.
 
O novo aeroporto terá dois níveis, o que dá a capacidade de atendimento para até 13 milhões de pessoas. O aumenta capacidade do terminal será de 225%. Segundo a Infraero, os saguões devem estar concluídos até dezembro, época da movimentação das férias de fim de ano.
 
Arena da Amazônia
Com arquitetura inspirada na floresta amazônica, a Arena da Amazônia terá capacidade para 44,5 mil torcedores e contará com camarotes, elevadores, 400 vagas para estacionamento subterrâneo, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, restaurante, sistema de aproveitamento de água da chuva, estação de tratamento de esgoto e ventilação natural para redução do consumo de energia.
 
Em localização privilegiada na principal avenida da cidade no lugar antes ocupado pelo antigo Estádio Vivaldo Lima, a Arena da Amazônia ficará ao lado do Sambódromo de Manaus, do novo Centro de Convenções do Amazonas e da Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira. A área está próxima de hotéis, hospitais, bancos, shopping centers, supermercados e restaurantes, a uma distância de aproximadamente 6 km do centro histórico da cidade e da orla do Rio Negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário