PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sábado, 28 de julho de 2012

ENQUANTO ISSO: PACTO NAS CIDADES SEDE DA COPA DE 2014 SELA TRANPARÊNCIA AOS GASTOS PÚBLICOS.

FONTE: http://www.consocial.cgu.gov.br/noticias/pacto-nas-cidades-sede-da-copa-de-2014-sela-transparencia-aos-gastos-publicos/

Notícias da Controladoria Geral da União

Sete cidades já se comprometeram a também assinar o “Pacto pela Transparência Municipal durante o evento Copa, Olimpíadas e Eleições: qual o legado para a sua cidade?”. Na última sexta-feira (20/07), sete dos nove candidatos a prefeito de Manus assinaram o pacto. Rio de Janeiro e São Paulo são as próximas nos dias 30 de julho e 1º de agosto, respectivamente.

O evento é uma iniciativa do Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, da Atletas pela Cidadania e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis que estão buscando a adesão dos candidatos à prefeitura à três compromissos nas 11 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Além do Pacto pela Transparência Municipal, referente à transparência nos gastos públicos; também foram assinados o Termo de Compromisso Cidades do Esporte, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o e o Programa Cidades Sustentáveis, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas.

Felipe Saboya, coordenador Nacional de Mobilização do projeto Jogos Limpos e Coordenador de Políticas Públicas do Instituto Ethos, ressaltou a necessidade de garantir a transparência de todos os processos de tomada de decisão do poder público e a necessidade da população saber quanto será gasto na Copa do Mundo de 2014.

Maurício Broinizi, coordenador da secretaria-executiva da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, defendeu a importância de os candidatos estabelecerem objetivos e metas claros para suas propostas de governo. Broinizi lembrou também da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) nº52 de 2011, em tramitação na Câmara Federal, que torna obrigatório para os prefeitos, governadores e para o presidente da república elaborar um plano de metas e prioridades para suas gestões.

Depois de Manaus, o evento Copa, Olimpíadas e Eleições: qual o legado para a sua cidade?segue para Cuiabá, no dia 24 de julho, e depois para o Rio de Janeiro (RJ), em 30 de julho; São Paulo (SP), em 1º. de agosto; Porto Alegre (RS), em 13 de agosto; Recife (PE), em 16 de agosto; Natal (RN), em 28 de agosto; e Fortaleza (CE), em 3 de setembro. Os candidatos de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), e Salvador (BA) também terão encontro agendado. Saiba mais

Pacto pela Transparência Municipal
O Pacto pela Transparência Municipal tem com objetivo comprometer os futuros administradores municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos, pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência nos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

Termo de Compromisso Cidades do Esporte
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa o desenvolvimento da cultura esportiva, o que propiciará a democratização do esporte, o estímulo ao aumento da atividade física da população, a melhoria do esporte nas escolas e a criação de um Sistema Nacional do Esporte. A meta que se propõe é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional nas Escolas de maneira a atender 100% das escolas municipais, bem como dobrar a prática de atividade física no país até 2022 e também a consolidação de um Sistema Nacional do Esporte.

Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha para sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

Agenda de eventos
CUIABÁ (MT)
Data: 24 de julho de 2012, a partir das 9h30;
Local: Sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso (Crea-MT);
Endereço: Av. Rubens de Mendonça, 491, Araés – Cuiabá (MT).

RIO DE JANEIRO (RJ)
Data: 30 de julho de 2012, a partir das 9h00;
Local: Sede do Clube de Engenharia;
Endereço: Av. Rio Branco, 124, Auditório do 25º Andar, Centro – Rio de Janeiro (RJ).

SÃO PAULO (SP)
Data: 1º. de agosto de 2012, a partir das 10h00;
Local: Teatro Anchieta – Sesc Consolação;
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245, Consolação – São Paulo (SP).

PORTO ALEGRE(RS)
Data: 13 de agosto de 2012, a partir das 9H30;
Local: Faculdade Monteiro Lobato;
Endereço: Rua dos Andradas, 1180, Centro – Porto Alegre (RS).

RECIFE (PE)
Data: 16 de agosto de 2012, horário a definir;
Local: a definir;
Endereço: a definir.

NATAL (RN)
Data: 28 de agosto de 2012, horário a definir;
Local: a definir;
Endereço: a definir.

FORTALEZA (CE)
Data: 03 de setembro de 2012, horário a definir;
Local: a definir;
Endereço: a definir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário