PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

terça-feira, 19 de junho de 2012

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO AMAZONAS TESTARÁ PLANO DE SEGURANÇA PARA A COPA 2014, NO FESTIVAL DE PARINTINS.

FONTE:http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/secretaria-de-seguranca-publicado-amazonas-testara-plano-para-copa-no-festival-de-parintins

EVENTO OCORRE ENTRE 29 DE JUNHO E 1º DE JULHO E TAMBÉM TERÁ NOVA TECONLOGIA DE CÂMERAS COM RECONHECIMENTO FACIAL.

O plano de segurança pública em elaboração no Amazonas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 será testado durante o Festival Folclórico de Parintins, que acontecerá nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho. A operação Parintins 2012 foi lançada pela Secretaria de Segurança Pública na semana passada e inaugura o modelo de ação para grandes eventos.
Serão três níveis de monitoramento e controle da segurança da cidade durante o festival, período no qual Parintins deve receber cerca de 100 mil turistas. “É um modelo de nível internacional para grandes eventos com foco na Copa de 2014. Esse é o diferencial. A base é o sistema em três níveis de controle, o que vai proporcionar maior eficiência nas ações”, disse o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital.
Conforme o sistema, dentro do Bumbódromo será instalado um centro de controle para acompanhamento exclusivo da situação interna. Outra unidade será aberta em área estratégica e ficará responsável pelo controle da movimentação em toda a cidade. O terceiro monitoramento será através de 20 câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), com controle das imagens na sede do órgão em Manaus.
O modelo amplia o controle de ocorrências e aumenta a presença das forças de segurança nos locais de grande movimentação de pessoas. Toda a cidade terá segurança reforçada com 100 viaturas policiais, nove embarcações para segurança e socorro fluvial e uma aeronave. Bumbódromo, aeroporto, região portuária, hotéis e bares terão maior atenção.
O teste vai envolver mais de mil policiais civis e militares, além do Corpo de Bombeiros e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).As Forças Armadas, a Agência Brasileira de Inteligência, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal também participam da operação.

Nova tecnologia
A Operação Parintins 2012 também vai testar, pela primeira vez, o uso das câmeras com tecnologia de reconhecimento facial. O sistema possibilita a identificação de foragidos da justiça a partir das características do rosto. A base de consultas é o banco de dados fornecido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus). As câmeras serão instaladas na área de acesso e dentro do Bumbódromo e em uma viatura que ficará circulando pela cidade, afirmou o comandante do Ciops, Coronel Oliveira Filho.

“Essas câmeras têm um sistema capaz de detectar a figura de uma pessoa com até 85% de probabilidade de acerto, esteja ela disfarçada ou não”, disse.
Segundo o coordenador da Comissão de Segurança para Grandes Eventos da SSP, coronel Dan Câmara, as seis câmeras foram fornecidas gratuitamente para o teste pela empresa fabricante. “Até a Copa, planejamos adquirir diversas ferramentas tecnológicas que auxiliam o trabalho da polícia e a de reconhecimento facial é uma delas. Recebemos essa oferta da empresa e estamos testando para verificar a viabilidade de aquisição”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário