PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

terça-feira, 29 de maio de 2012

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO "TCU" VÊ ATRASO DE DEZ MESES EM OBRAS DA ARENA DA AMAZÔNIA.

FONTE: http://www.portal2014.org.br/noticias/9992/TCU+VE+ATRASO+DE+DEZ+MESES+EM+OBRAS+DA+ARENA+AMAZONIA.html

De acordo com projeto básico do estádio, 70% da obra já deveria estar executada a esta altura

 
A Arena Amazônia coleciona mais uma irregularidade junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). Desta vez, de acordo com relatório divulgado pelo órgão de auditoria na última semana, o estádio da Copa em Manaus apresenta um atraso de dez meses relativo ao cronograma de obras.

O documento aponta "evidentes atrasos, tanto de ordem física quanto financeira" e "divergências entre os projetos apresentados e o efetivamento executado". Há pouco mais de um mês, o tribunal já havia recomendado a obstrução do empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), enquanto um indicativo de sobrepreço na obra não fosse devidamente explicado.
O TCU analisou o projeto básico da arena --o órgão ainda não recebeu o projeto executivo, segundo informações da "Folha de S.Paulo"-- e concluiu que, a esta altura, o estádio manauara deveria estar com 70,85% das obras finalizadas.

No entanto, segundo informações da própria construtora Andrade Gutierrez, o índice atual é de 46% de execução. E se considerado o percentual utilizado pela Secretaria de Infraestrutura da Amazônia (26%), a situação é ainda pior. Este último índice foi, inclusive, aquele utilizado pela Fifa em seu relatório das obras dos estádios, divulgado há duas semanas.

Segundo a Unidade Gestora da Copa (UGP) em Manaus, o problema não é de ordem física, como mostra o relatório, mas sim apenas de ordem financeira. "Existe uma discrepância entre o volume de obra executado e o que foi pago", afirmou à reportagem da "Folha" o coordenador da UGP, Miguel Capobiango, fazendo referência ao embargo do BNDES em abril.

Orçada em R$ 532,2 milhões, a Arena Amazônia deverá estar pronta em junho de 2013. O estádio amazonense foi avaliado pela Fifa com "risco médio" para cumprir o prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário