PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

LEVANTAMENTO AVALIA CALÇADAS DE 11 CIDADES-SEDE DA COPA 2014.

FONTE: http://www.portal2014.org.br/noticias/9716/LEVANTAMENTO+AVALIA+CALCADAS+DE+11+CIDADESSEDE+DA+COPA.html

Mobilize Brasil, movimento em prol da mobilidade urbana sustentável, lançará o ranking nesta quinta


Calçada da cidade do Rio de Janeiro: avaliação ocorreu em 12 capitais (crédito: Silvia Pereira/Mobilize Brasil)


O Mobilize Brasil, movimento em prol da mobilidade urbana sustentável, lançará nesta quinta (26), em São Paulo, um levantamento sobre as condições das calçadas em pontos-chave de 11 cidades-sede da Copa do Mundo. No total, 12 capitais brasileiras foram avaliadas -- Goiânia, fora do Mundial, foi incluída entre elas. Cuiabá, que receberá quatro jogos da competição, ficou fora.

Para a composição do Levantamento Calçadas do Brasil, foram escolhidas ruas e áreas com alta circulação de pedestres, como estações de transportes, proximidades de hospitais e ruas comerciais. As áreas avaliadas são todas de urbanização antiga, superior a 50 anos, e já passaram por processos de renovação de infraestrutura.

O estudo, realizado entre fevereiro e abril, é o pontapé inicial da campanha Calçadas do Brasil, iniciativa do Mobilize para estimular a melhoria das calçadas de todo o país.

Coordenador do levantamento, Marcos de Sousa explica que calçadas de boa qualidade são um equipamento fundamental para a mobilidade urbana sustentável. Dados do IBGE (2010) mostram que no Brasil cerca de 30% das viagens cotidianas são realizadas a pé, principalmente em função do alto custo do transporte público. “Além da importância para o transporte, as calçadas funcionam também como um sensor da qualidade de urbanização de uma cidade. Alguns pensadores afirmam que se pode medir o nível de civilização de um povo pela qualidade das calçadas de suas cidades. E há quem diga que as calçadas são melhor indicador de desenvolvimento humano do que o próprio IDH”, diz.

No levantamento foram observados os seguintes itens, atribuindo-se notas de zero a dez para cada um deles: irregularidades no piso, largura mínima de 1,20 m, conforme norma ABNT, degraus que dificultam a circulação, outros obstáculos, como postes, telefones públicos, lixeiras, bancas de ambulantes e de jornais, entulhos etc, existência de rampas de acessibilidade, iluminação adequada da calçada, sinalização para pedestres, paisagismo para proteção e conforto.

Outros indicadores de conforto para o pedestre, como o nível de ruído e a poluição atmosférica, não foram considerados, pois exigiriam ferramental técnico não disponível. O levantamento procurou coletar dados observáveis por qualquer pessoa que caminhe pelo o ambiente urbano. O mesmo formulário usado pela equipe do Mobilize Brasil estará disponível para o público, que poderá avaliar as calçadas de outras cidades e publicar os resultados no portal: www.mobilize.org.br. No site também estarão disponíveis informações úteis sobre normas e leis, manuais e guias, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário