PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sábado, 14 de abril de 2012

SEM PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA, MEMORIAL ENCONTRO DAS ÁGUAS VAI RECEBER FAN FEST.

FONTE: http://acritica.uol.com.br/manaus/Amazonia-Amazonas-Manaus-_Encontro_das_Aguas-vai_abrigar-Fan_Fest-Copa_2014_0_681531876.html#.T4im2kjpQ30.twitter

A divulgação dos locais das Fan Fests nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 foi feita pela Fifa, na manhã desta sexta-feira (13). Em Manaus, o local escolhido foi o Mirante Encontro das Águas, que não está no traçado dos dois únicos projetos de mobilidade urbana para a Copa

Memorial Encontro das Águas será palco da Fan Fest durante a Copa-2014 no Amazonas
Memorial Encontro das Águas será palco da Fan Fest durante a Copa-2014 no Amazonas (Divulgação)

A Fifa divulgou na manhã desta sexta-feira (13) os 12 locais que abrigarão as Fan Fests nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Em Manaus, o local escolhido fica em frente ao Encontro das Águas, no popularmente conhecido Mirante da Embratel,  localizado no bairro  Colônia Antônio Aleixo, extrema Zona Leste de Manaus.
Mas apesar do anúncio oficial da Fifa e do próprio Governo do Estado já ter confirmado que o local seria o palco da Fan Fest em 2014, a ausência de projetos de mobilidade urbana que atendam aquela área pode dificultar o acesso da população aos eventos. É que nem o projeto do Bus Rapid Transit (BRT), apresentado pela Prefeitura de Manaus, nem o do Monotrilho, elaborado pelo Governo do Estado, tem traçados que passem por perto do futuro Fan Fest.

O local escolhido pela Fifa é alvo de vários projetos, nehum consolidado até hoje. Mas as obras do Memorial Encontro das Águas devem começar ainda no primeiro semestre deste ano. As informações são do coordenador da Unidade Gestora do Projeto da Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango. O projeto básico está em análise na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) e a licitação deverá ser lançada nos próximos meses.

O governo prevê a criação do Memorial como um espaço para que o público que não comprou ingressos dos jogos confira a partida por meio de telões, em praças de alimentação com conforto e comodidade. O público poderá encontar grande dificuldade de locomoção se não forem adotadas formas viáveis de acesso ao local, no que se refere a transporte público.

A área de 9.383m² será construída no bairro Colônia Antonio Aleixo, Zona Leste. O projeto prevê a construção de um pavilhão em formato de oca com uma visão panorâmica para encontro das águas dos rios Solimões e Negro.

Fan Fests
As Fan Fests são espaços oficiais de exibição pública dos jogos do Mundial, que reúnem milhares de torcedores, mesmo que a partida esteja sendo realizada em outra sede.Para a entidade máxima do futebol, os eventos ampliam o ambiente festivo para além das arquibancadas e integram mais pessoas ao clima da Copa.

As Fan Fests, em Manaus, terão vista para o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, atrativo natural da região. O conjunto arquitetônico será composto por um pavilhão em formato de oca, com 35 metros de diâmetro na base e altura de sete metros, com espaço aberto à paisagem e subsolo com restaurante e visão panorâmica.

“O Fifa Fan Fest representa a parte mais emocionante do futebol e da Copa do Mundo da Fifa milhares de torcedores reunidos para assistir a uma partida e comemorar juntos”, declara Ronaldo, membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local. “O FIFA Fan Fest reúne pessoas de todas as classes sociais. Como brasileiros, nós sempre tivemos o hábito de torcer por nossa seleção em grandes festivais populares, em todo o país. Por isso, tenho certeza que será o melhor Fifa Fan Fest de todos os tempos”, concluiu.

Lançamento
Após sucesso de eventos públicos não oficiais na Copa do Mundo da Coréia do Sul e do Japão, em 2002, a Fifa decidiu lançar oficialmente o conceito das Fan Fests no Mundial seguinte, na Alemanha. O programa continuou na Copa de 2010, na África do Sul. Além das nove cidades-sede sul-africanas, outras seis cidades ao redor do mundo montaram estruturas similares para que a população acompanhasse os jogos em 2010: Berlim, Cidade do México, Paris, Rio de Janeiro, Roma e Sydney, com mais de seis milhões de fãs do futebol tendo acesso aos eventos durante 31 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário