PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 12 de abril de 2012

NO RIO DE JANEIRO, MOVIMENTOS REALIZAM DEBATE: MEGA-EVENTOS E DIREITOS HUMANOS - DEBATE E DOSSIÊ.

Megaeventos e Direitos Humanos: Debate e Dossiê
O Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas promoverá, no próximo dia 16 de abril, o debate “Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos” com o deputado estadual e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ, Marcelo Freixo, e com o professor do IPPUR/UFRJ, pesquisador do Observatório das Metrópoles e relator nacional da Direito à Cidade da Plataforma Dhesca, Orlando dos Santos Júnior. No evento também será realizado o pré-lançamento do dossiê “Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos no Rio”.

Segundo o professor Orlando dos Santos Jr., o debate tem como objetivo colocar luz sobre as intervenções relacionadas à Copa e às Olimpíadas no Rio de Janeiro, destacando como esse processo tem impactado a cidade em várias dimensões – dos direitos sociais, individuais, dos direitos humanos e, em muitos casos, violado o próprio direito à Cidade dos cidadãos do Rio.

“No contexto dos megaeventos do Rio, o governo e a opinião pública têm falado dos benefícios das obras, dos investimentos que irão possibilitar uma melhora para a cidade do Rio de Janeiro, ao seu desenvolvimento econômico e social. No entanto, existem também processos de violação dos direitos humanos que estão ocorrendo dentro desse processo, violações que precisam ser conhecidas e debatidas.

Existe um problema de falta de informação sobre as obras que estão em curso, sobre que projetos estão em curso, quais projetos que a Prefeitura pretende desenvolver, quais os impactos desses projetos? Quer dizer, existe uma falta de informação muito grande para a população que está diretamente envolvida nas obras como também para a sociedade de um modo geral. O que queremos é discutir essas obras e exigir que o processo seja mais transparente”, afirma Orlando Jr.

O debate será também uma oportunidade para o pré-lançamento do Dossiê “Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos no Rio”, que trata dos impactos relacionados à Moradia, à Mobilidade Urbana, ao Esporte, à Governança (transparência e participação), ao Orçamento, entre outros aspectos.

O Lançamento oficial do Dossiê será no dia 19 de abril, no Clube de Engenharia, às 18h 30 – com a presença da relatora especial da ONU para Direito à Moradia, Raquel Rolnik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário