PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

NO DIA 06 DE MARÇO DE 2012 EM REUNIÃO NO ESCRITÓRIO DESTE FÓRUM POPULAR, AO FINAL OS PRESENTES DECIDIRAM ACATAR A SUGESTÃO DO PROF. DA UFAM "WALTAIR MACHADO" E FOI CRIADO O "FÓRUM PERMANENTE DE MOBILIDADE URBANA DO AMAZONAS - FPMU/AM. EM ANEXO ATA DA REUNIÃO E LISTA DE ASSINATURAS.

FÓRUM POPULAR DA COPA 2014 EM MANAUS

ATA DE REUNIÃO

Aos seis dias do mês de Março de 2012 às 19:00 hs, estiveram presentes no escritório do Fórum Popular da Copa 2014 em Manaus, localizado na Av. 7 de Setembro nº 1968 – Centro, para reunião de Assembléia Geral Extraordinária deste FPC2014 as seguintes pessoas: Alexandre Simões de Souza (Coordenador Estadual da Central de Movimentos Populares do Amazonas –CMP/AM), o senhor Hamilton Leão (Diretor Presidente do Instituto Amazônico de Cidadania – IACi), o senhor Odilo Reis (Vice-diretor Presidente do Instituto Amazônico de Cidadania – IACI), a Sra. Cristiane Maciel (Membro do IACi), o senhor Waltair Machado (Professor Doutor da Ufam) e o senhor Bosco Chamma (Arquiteto e Urbanista).

A reunião foi aberta pelo senhor Alexandre Simões que começou explicando que tal reunião tinha a propositura de formatar um grupo de assessoria técnica para discutir os projetos de Mobilidade urbana a serem implementados em Manaus para a Copa 2014. Explicou também que a finalidade do Fórum Popular da Copa seria para o acompanhamento de todo o assunto referente à copa 2014 incluindo desapropriações e projetos como: Arena, BRT, Monotrilho, Centro de Convenções e a fiscalização de todos os recursos destinados a este Mega-evento que ocorrerá também na cidade de Manaus.

Alexandre também falou que toda essa articulação surgiu em Novembro de 2010 onde o mesmo fora convidado para participar de um seminário em São Paulo convocado pela relatoria do Direito a Moradia Adequada da ONU (hoje presidida pela Senhora Raquel Rolnik, que esta atuando na articulação desta relatoria em todos os Países que existem problemas de quebra de direitos humanos em relação à moradia), onde contou com a presença de Movimentos Populares das 12 cidades-sede da copa 2014. Esteve presente também no mesmo seminário representando a Procuradora da República do Ministério Público Federal no Amazonas, a Dra. Luciana Gadelha. Ao final do seminário ficou acertado que os Movimentos Populares presentes deveriam retornar para seus Estados, e assim, criarem um espaço de discussão para tratar e acompanhar diariamente e fielmente todo o assunto relacionado ao Mega-evento Copa 2014 nas cidades.

Alexandre explicou que no dia 28 de Junho de 2011 foi feito uma solicitação ao Ministério Público Federal no Amazonas (ofício da Central de Movimentos Populares) para realização de uma AUDIÊNCIA PÚBLICA da CMP/AM em parceria com o M.P.F para tratar das desapropriações que ocorreriam pelas obras de Mobilidade da Copa 2014. E assim foi feito, onde o Procurador (substituto da Dra. Luciana Gadelha) dos Direitos dos Cidadãos do M.P.F Dr. Alexandre Senra acatou a solicitação da Audiência na qual foi realizada no dia 01 de Agosto de 2011. Nesta mesma Audiência Pública foi então criado o FÓRUM POPULAR DA COPA 2014 EM MANAUS, e que o mesmo seria instituído no dia 13 de Setembro de 2011, para assim possibilitar a articulação com demais movimentos populares para ampliação do referido fórum popular, na qual no referido dia citado, 18 representantes de Associações de Moradores e ONG’s fizeram-se presente e completaram a composição do mesmo.

Sendo assim o fórum popular vem exercendo um papel importante em tentar fiscalizar os assuntos que se referem ao Mega-evento Copa 2014 na cidade de Manaus. Em articulação feita com diversos moradores que moram na Zona Leste (por onde passará o BRT) e com moradores da Zona Norte (por onde passará o Monotrilho) é que a CMP/Am e o IACi (ambos membros da Coordenação Executiva do FPC2014MANAUS) decidiram convidar os senhores Waltair Machado e o Senhor Bosco Chamma (técnicos formados em engenharia e arquitetura) para traçarmos um estudo que possa oferecer a oportunidade de tentarmos discutir os projetos (BRT e Monotrilho) para juntos conseguirmos apresentar outras viabilidades de percurso para impactar minimamente esses moradores que serão atingidos por estas obras de mobilidade a serem implementados pelo Governo Estadual e pela Prefeitura de Manaus.

O Prof. Doutor Waltair Machado pediu a palavra e explicou que é muito importante o assunto em questão, que fora puxado pelo Fórum Popular da Copa 2014, já que o mesmo tem um projeto criado e estudado pelo mesmo para ser implementados na cidade e que fora apresentado ao Prefeito de Manaus. Mas o professor Waltair acredita que como a eleição de sucessão municipal está próxima, talvez o prefeito não coloque em prática o projeto apresentado. Sendo assim como o problema de Mobilidade Urbana na cidade é grave e o passivo é grande pelas décadas que se passaram, sendo necessário colocar em prática essa discussão com a população urgentemente.

Sendo assim o Prof. Waltair propôs que pudéssemos criar um FÓRUM PERMANENTE DE MOBILIDADE URBANA, e assim os movimentos populares juntamente com os técnicos de universidades e faculdades como; Engenheiros, Arquitetos, Geógrafos e outros para traçarem estratégias para um plano municipal de Mobilidade Urbana com Acessibilidade. O arquiteto Bosco Chamma pede a palavra e diz que esse estudo é necessário, pois com a possível implantação do Monotrilho, Manaus poderá perder uma chance irremediável de traçar uma mobilidade coerente para a necessidade que nossa cidade precisa nos dias de hoje com visão para os próximos anos. Bosco Chamma também ressaltou que apresentou um projeto mais viável para o traçado do Monotrilho na Audiência Pública que fora realizado pelo Governo do estado, mas que infelizmente seu projeto não foi acatado como sugestão pelo Comitê Gestor da Copa 2014 do Governo Estadual.

Chamma diz que se não fizermos algo rapidamente, poderemos ter um transporte de massa (Monotrilho) que não atenderá a necessidade que Manaus precisa, e o erro será enorme, pois como o modal tem suas bases fixas se houver qualquer erro, o mesmo será irremediável e deixando uma dívida de R$ 1, 4 Bilhões de Reais, ficando como um grande elefante branco.

Sendo assim Bosco Chamma se coloca a disposição para compor o fórum permanente de mobilidade urbana, dando inclusive sem nenhum custo o projeto do Monotrilho elaborado por ele e sua equipe de técnicos, para assim discutirmos a possibilidade do fórum propor ao governo que o projeto que seja executado, seja, o que melhor tragam a mobilidade urbana com qualidade de vida melhor para os manauaras que delem precisam.

Após a fala do Prof. Waltair e do arquiteto Bosco Chamma, o senhor Alexandre pediu autorização do prof. Waltair para que a Central de Movimentos Populares – CMP e o Instituto Amazônico da Cidadania – IACi,  pudessem encabeçar enquanto Movimentos Populares a idéia de levar o fórum adiante com o acompanhamento integral dos dois técnicos e outros movimentos e outros técnicos que venham somar dentro da discussão do Fórum Permanente.

O senhor Hamilton Leão pede a palavra e diz concorda com a propositura de que o IACi e a CMP, possam levantar a bandeira do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana, já que o passivo de Manaus é muito grande, e que por décadas, não se tem uma discussão tão importante para a sobrevivência de nossos cidadãos, com a criação de ciclovias e o melhoramento do transporte urbano por parte da Prefeitura na cidade de Manaus. Hamilton também falou da importância do PROSAMIM 3, mas que tal obra precisa de mais debate, tendo em vista que o mesmo não concorda com o aterramento dos igarapés, e que o programa tem que ser realmente de revitalização e não somente de remoção de pessoas, deixando os igarapés simplesmente como um esgoto a céu aberto.

O senhor Odilo do IACi também destacou a importância da articulação a ser feita em prol da elaboração de um projeto para pensar Manaus para os próximos 50 anos, como foi feito em Curitiba. A senhora Cristiane Maciel, falou da possibilidade de reerguermos uma ONG chamada AMIGOS DE MANAUS criada por diversos intelectuais da cidade, que a criaram para discutir os rumos de nossa cidade, mas que infelizmente a mesma estava sem funcionamento. Cristiane também falou da criação de um Grupo de trabalho dentro da mídia social “facebook” para nos mantermos em comunicação constante entre os que se propuseram a criar o FÓRUM PERMANENTE.

Sendo compreendido por todos os presentes as tarefas que teremos que cumprir, ficou então criado neste dia, e nesta reunião o FÓRUM PERMANENTE DE MOBILIDADE URBANA DO AMAZONAS – FPMU/AM. Fica também acertado entre os fundadores que o fórum terá a missão de começar a trabalhar primeiramente a Mobilidade Urbana de Manaus com vistas a discutir a implantação dos Projetos em desenvolvimento do novo corredor de ônibus – BRT que está sendo trabalhado pela Prefeitura de Manaus e o Monotrilho, Avenida das Torres que será construído pelo Governo do Estado. Caberá a todos convidar e divulgar em todos os meios de comunicação de nossa cidade, a criação do Fórum Permanente e assim darmos prosseguimento nas próximas reuniões que serão convocadas para os novos debates, além da articulação de todos

O senhor Alexandre explicou aos presentes que será um trabalho voluntário, tendo em vista que as entidades populares não detém de recursos financeiros para desenvolver o trabalho do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana, mas que isso não implicará na atuação dos membros do FPMU/AM em procurar meios e alternativas de levarmos a discussão adiante. Com a concordância de todos os presentes, ficamos então acertados de nos reunirmos novamente na reunião marcada com os moradores atingidos pelo BRT no Bairro de São José 2, na Rua Careiro nº 51 no dia 08 de março de 2012.

Não havendo mais nada a tratar a reunião foi encerrada às vinte horas e cinqüenta e 5 minutos. Na próxima folha em anexo consta a assinatura dos presentes na reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário