PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

MINISTÉRIO DAS CIDADES DIVULGA OBRAS DO "PAC MOBILIDADE URBANA" GRANDES CIDADES.

FONTE: http://www.mobilize.org.br/noticias/1967/ministerio-das-cidades-divulga-obras-do-pac-mobilidade-urbana-grandes-cidades.html
 22 municípios serão atendidos
22 municípios serão atendidos
 
O Ministério das Cidades divulgou nesta quarta-feira (25) a seleção de obras de mobilidade que receberão recursos do PAC Mobilidade Urbana Grandes Cidades. 22 municípios serão atendidos, segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), com investimentos para projetos de transporte como Sistemas BRT (Bus Rapid Transit), corredores de ônibus, linhas de metrô e de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Os municípios terão 18 meses, a contar da data de publicação no DOU, para apresentar os projetos finalizados e, a partir daí, dar início às obras.
O investimento do governo federal será de R$ 22 bilhões, que somados à contrapartida dos estados, resultam em R$ 32 bilhões em mobilidade urbana no país. Os projetos incluídos no PAC Mobilidade Urbana preveem a construção de 600 km de corredores de ônibus, 380 estações e terminais, e 200 km de linhas de metrô. Quatro cidades receberão recursos para a construção de BRT: Belém, Goiânia (corredor Norte-Sul), Recife e Rio de Janeiro (corredor Transbrasil). As melhorias nos 22 municípios irão beneficiar, segundo o Ministério das Cidades, 53 milhões de pessoas.
Durante o anúncio oficial em cerimônia no Palácio do Planalto na tarde de ontem (24), a presidente Dilma Rousseff falou da importância de se investir em transportes mais sustentáveis. "Eu acredito que temos que olhar para a mobilidade sustentável, com menor tempo de vida das pessoas perdidas no transporte, menor custo e melhor adequação ao meio ambiente", declarou a presidente.
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, lembrou que além de gerar empregos, movimentar a economia e reduzir a emissão de gases, as obras de mobilidade urbana vão ajudar a população a ter mais “tempo livre” para usar de forma mais produtiva e humana. “Se considerarmos que um brasileiro, uma brasileira, chegam a gastar até quatro horas por dia no trajeto casa-trabalho, em muitos casos esse tempo irá cair significativamente. Em muitas situações, será possível fazer o mesmo trajeto em apenas uma hora”, afirmou o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário