PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sábado, 25 de fevereiro de 2012

SECRETARIO GERAL DA FIFA "JEROME VALCK", PEDE AGILIDADE NA APROVAÇÃO DA LEI GERAL DA COPA (LEI Nº 2.330/11).

A Lei Geral da Copa deverá ser, enfim, votada na próxima terça-feira (28) pela Comissão Especial da Câmara. Mas o assunto, que já vem se arrastando há meses e é objeto de discussão entre Fifa e governo brasileiro, não sai da cabeça do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke.

Nesta sexta-feira (24), o site da entidade divulgou nota em nome do dirigente. Nela, Jerome Valcke cobra mais uma vez rapidez na aprovação da legislação, para que, segundo ele, "todas as partes envolvidas possam agilizar o trabalho". Depois de votado na Câmara, o projeto de lei ainda terá de passar pelo Senado. 

Valcke também elogiou a chegada do ex-jogador Bebeto ao conselho do Comitê Organizador Local (COL). Para ele, é "extraordinário" contar com dois ex-campeões mundiais por trás dos preparativos para a Copa, disse em referência ao ex-atacante Ronaldo.

O secretário da Fifa não se pronunciou sobre Teixeira, cuja permanência à frente da CBF e do COL permanece indefinida.

Por fim, Valcke anunciou a vinda ao Brasil em março, quando irá visitar as cidades de Recife, Brasília e Cuiabá. A ida à capital pernambucana, inclusive, pode ser crucial para a definição da Arena Pernambuco entre as sedes da Copa das Confederações em 2013.

Confira a nota oficial de Valcke na íntegra

Prezados amigos do futebol,

Após a celebração da colorida festa do carnaval em todo o Brasil, é hora de voltar as atenções para os preparativos da Copa do Mundo. Na próxima terça-feira, esperamos que a Lei Geral da Copa seja enfim votada na Câmara de Deputados pela Comissão Especial da Copa do Mundo da Fifa 2014, com um texto que reflita os acordos firmados com o governo. Em seguida, o projeto de lei seguirá para o Senado Federal.

Nossa expectativa é de que esse processo transcorra com celeridade, para que todas as partes envolvidas possam agilizar o trabalho, após anos e meses de conversas e debates sobre o mesmo assunto. A conclusão da questão permitirá que todos, tanto na Fifa quanto no Brasil, possam finalmente se concentrar nas diversas tarefas operacionais e organizacionais previstas para ambas as partes, desde as melhorias na infraestrutura geral até os estádios para a Copa das Confederações da Fifa.

Esse arcabouço legislativo formado pelo projeto de lei é de crucial importância, por servir de base para uma série de decisões fundamentais a serem implementadas pelas cidades-sede e que foram colocadas em suspenso até que a presidente Dilma Rousseff assine a Lei Geral da Copa.
Continuamos otimistas de que, conforme garantido pelo ministro do Esporte e pelo relator da Comissão Especial, Vicente Cândido, poderemos seguir em frente. Uma vez assinada a lei, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, visitará o Brasil para concluir simbolicamente esse importante marco da preparação para 2014, através da divulgação do emblema oficial do evento, em cerimônia com a presidente Rousseff.

Em nome da FIFA e do presidente Blatter, gostaria de parabenizar Bebeto pela nomeação para o Conselho de Administração do Comitê Organizador Local. Para a família do futebol, é extraordinário contar com o envolvimento de dois campeões da Copa do Mundo. Juntos, Ronaldo e Bebeto contribuirão com sua rica experiência pessoal na organização da Copa do Mundo da FIFA e no cumprimento de nossas metas comuns.

No último dia 1º de fevereiro, celebramos a contagem regressiva de 500 dias para a Copa das Confederações da Fifa. Agora, faltam apenas 477 dias para o pontapé inicial do torneio dos campeões continentais, que será dado no dia 15 de junho de 2013, em Brasília.
Embora possa soar repetitivo, permitam-me ressaltar que ainda temos muito trabalho à nossa frente, isto é, no horizonte das autoridades, das cidades e dos estados anfitriões e da Fifa/COL.
Ainda que muitos possam considerar a Copa das Confederações, com suas oito seleções e 16 partidas, um mero evento preliminar, ela é um teste operacional de suma importância tanto para nós quanto para o país sede. O Brasil estará no centro das atenções, sob a avaliação do mundo inteiro acerca de sua capacidade para receber a Copa do Mundo da Fifa no ano seguinte.

No momento, estou ansioso pela visita que farei em 12 de março a Recife, uma das duas cidades ainda na disputa para receber a Copa das Confederações da Fifa. A decisão será divulgada em junho, com base nas detalhadas avaliações de nossos especialistas em estádios.
Recife é também a cidade natal do meu amigo Romero Britto, que nos acompanhará na visita e nos ajudará a ter uma compreensão mais criativa do local.

A parada seguinte do nosso tour será em Brasília, cidade que já tive a oportunidade de visitar, embora, por algum motivo, não tenha conhecido o estádio. No dia seguinte à visita, realizaremos a reunião do Conselho de Administração do COL também na capital brasileira.

De Brasília, nossa delegação seguirá para Cuiabá. Esta será minha primeira viagem a uma cidade-sede que não receberá a Copa das Confederações e, pelo que me contaram, estaremos no coração da América do Sul e na porta de entrada para o Pantanal, onde o tour chegará a seu fim.

Temos muito trabalho, mas também muitas emoções pela frente. A bola está rolando, a contagem regressiva já começou... Juntos, Brasil e Fifa podem encantar o mundo e realizar o sonho de todo torcedor de futebol do planeta: vivenciar uma inesquecível Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.
Abraços,

Jerome Valcke

Nenhum comentário:

Postar um comentário