PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

domingo, 26 de fevereiro de 2012

O MINISTRO DOS ESPORTES "ALDO REBELO" PARECE ESTAR CONFIANTE QUE A VOTAÇÃO DA LEI GERAL DA COPA SERÁ FEITA AINDA EM MARÇO, DE ACORDO COM A SUA VISÃO. LEIAM A ENTREVISTA QUE O MESMO CONCEDEU A RÁDIO "GAZETA AM" DE SÃO PAULO DIA 23/02/2012.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, concedeu entrevista à rádio Gazeta AM de São Paulo, nesta quinta-feira (23.02), e falou dos preparativos do país para a Copa do Mundo, como o andamento das obras nos 12 estádios que sediarão partidas do torneio, as ações em mobilidade urbana e nos aeroportos, além do desejo em ter a Lei Geral da Copa aprovada pelo Congresso Nacional ainda em março desse ano. Confira abaixo os principais trechos.

LEI GERAL

A Lei Geral da Copa contém exatamente as garantias dos patrocinadores, dos organizadores e é desejável que façamos um esforço para aprová-la no mês de março. Mas isso, naturalmente, depende do Congresso, que é um poder autônomo e soberano, no qual tem pouca influência o Executivo.

Todo país que se candidata a sediar esses grandes eventos internacionais, seja a Copa do Mundo ou as Olimpíadas, assume uma série de encargos, de compromissos com os organizadores, no caso a FIFA, organizadora da Copa do Mundo, ou o Comitê Olímpico Internacional, organizador das Olimpíadas. Esses encargos são assinados por todos os países que sediaram esses eventos, ou seja, não é uma condição do Brasil.

Esses compromissos são convertidos em leis. No caso, a Lei Geral da Copa é a transformação em lei dos compromissos assumidos pelo presidente Lula, como ele também assumiu compromissos diante do Comitê Olímpico Internacional. Portanto, não há nenhuma concessão, nenhuma novidade, a não ser os compromissos assumidos por todos aqueles que acolhem esses eventos.
Nós vamos assegurar na lei os compromissos assumidos nos 11 pontos assinados pelo presidente Lula. Não vamos assinar compromissos a mais nem vamos recuar de compromissos que foram assumidos pelo governo brasileiro. Algumas coisas são passíveis de interpretações, ou seja, a FIFA interpreta de um jeito, nós interpretamos de outro, mas são detalhes absolutamente secundários.

A questão da meia entrada, por exemplo, a nossa lei é clara em estender o direito da meia entrada às pessoas da terceira idade, mas não é clara quanto aos estudantes, então o Congresso está avaliando a solução para os casos.

Quanto ao consumo de bebidas alcóolicas em estádios, todos os países adotaram, onde a Copa foi realizada, a permissão da venda de cerveja, alguns com restrições maiores ou menores. Então o Brasil deverá adotar a média da posição de todos os países que sediaram a Copa, porque também não estamos fazendo a Copa do Mundo pela primeira vez.

    Aldo Rebelo garante que Arena Amazônia, em Manaus, não será "elefante branco".
SERÁ MINISTRO?

ESTÁDIOS

Nós vamos construir os estádios dentro do prazo. A própria FIFA, na reunião da sua diretoria, qualificou esses estádios como construções que estão usando o que há de mais avançado na engenharia mundial. O Brasil não terá dificuldades em construir os seus estádios, nós temos empresas que constróem obras pelo mundo inteiro, que estão fazendo esses estádios dentro de uma concepção arquitetônica e de engenharia das mais modernas do planeta. Nós não teremos nenhum problema. Serão estádios não apenas modernos, mas funcionais, confortáveis e dignos do futebol brasileiro.
São 12 sedes, portanto, metrópoles representativas da nossa extensão territorial, da nossa cultura e da diversidade do território, da população e da geografia e da economia do Brasil. Aqueles que dizem que Brasília e Manaus não deveriam ter estádios nem serem sedes da Copa do Mundo são pessoas que ignoram, que desconhecem o que representam para o Brasil essas cidades. Brasília é uma região metropolitana com mais de dois milhões de habitantes. Tivemos na Alemanha e na África do Sul cidades de 300 mil habitantes que sediaram a Copa. Nós não temos em Brasília um local pra fazer um show com mais de dez mil pessoas. Teremos agora um estádio multiuso, digno da ousadia de Brasília. Daria orgulho ao presidente Juscelino Kubitschek.
O que é um estádio para a grandeza de Manaus? Para o que representa para a civilização brasileira? O que é um estádio para a grandeza de Brasília, para a ousadia do que foi construir Brasília? Esses estádios são obras absolutamente compatíveis com a dimensão, com a vocação e o destino dessas metrópoles. Não há nada de elefante branco, são pessoas que veem o Brasil a partir de uma visão pessimista, de uma visão derrotista, não confiam no esforço que foi feito para construir esse país e no esforço que está sendo feito e será feito para dar a essas capitais a sua vocação civilizatória e a sua vocação de grandeza.

COL

O Comitê Organizador Local é uma delegação da FIFA para cuidar das organizações e dos Grupos de Trabalho da Copa do Mundo. A publicidade, a organização dos jogos nos estádios, a relação entre patrocinadores, governo e organizadores. Tudo isso, está dentro das atribuições do Comitê Organizador Local, composto por três membros, escolhidos pela confederação local de futebol e integrada hoje pelo senhor Ricardo Teixeira, que é o presidente, e pelos ex-jogadores, campeões mundiais, no caso o Bebeto e o Ronaldo.
O governo se relaciona com o COL, com a FIFA, com os patrocinadores, buscando a harmonia, administrando os conflitos que por acaso surjam, e procurando denominador comum de realizar bem, organizar uma excelente Copa do Mundo. Nós não temos tido problemas relevantes nem com a FIFA nem com o COL.

MOBILIDADE URBANA

As obras nos aeroportos e as obras de transporte público nessas regiões metropolitanas, metrô, VLT, abertura de novas vias, de cinturões de transporte, viadutos, tudo isso já estava previsto antes da Copa do Mundo. Não são obras para a Copa. Elas serão úteis para a Copa, mas são obras para a população dessas cidades.
Nós já tínhamos uma demanda muito grande por serviços aeroportuários, pelo aumento da população brasileira com renda compatível com o transporte aéreo. Nós já havíamos planejado a ampliação dos nossos aeroportos, a melhoria dos serviços, porque não basta construir novas pistas e novos terminais, é preciso cuidar do conforto dos passageiros, da agilidade no atendimento, tudo isso ainda é problema no Brasil.
Os metrôs e os VLT’s já estavam planejados. O metrô de Salvador e o de Fortaleza já estavam planejados muito antes de falarmos de Copa do Mundo. Nós estamos cuidando dessas obras, elas serão importantes para a Copa, mas serão muito mais importantes para a população dessas cidades.

SELEÇÃO

Eu tenho confiança. O Brasil estará sempre entre os favoritos para ganhar uma Copa do Mundo, principalmente uma Copa do Mundo no Brasil. Agora, nós não podemos dormir sobre os louros do passado. Às vezes fico com a impressão de que o futebol brasileiro vive certa crise de identidade. Nós baseamos o nosso estilo de jogar futebol na capacidade de improvisação, na criatividade dos nossos astros, dos nossos atletas e numa capacidade técnica elevada e refinada. Às vezes fico com a impressão que temos certa insegurança sobre o nosso estilo. Acho que às vezes o Brasil olha para a Europa com certa dúvida da eficiência do nosso estilo. Aliás, acho que devemos fazer um grande esforço para reafirmar o nosso estilo próprio de jogar futebol. Mas tenho confiança no Mano Menezes e nos nossos jogadores.

FONTE: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/ministro-do-esporte-reafirma-desejo-de-ver-lei-geral-votada-em-marco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário